Melhores Bases para Pele Seca

Só quem já sentiu a pele ressecada ou repuxando com a maquiagem sabe o quanto as melhores bases para pele seca são ótimas para evitar esse aspecto.  

Isso porque, além de uniformizar a pele e disfarçar as imperfeições, as bases para pele seca costumam oferecer uma camada extra de hidratação – o que, na verdade, é o grande segredo para trazer de volta o viço que esse tipo de pele precisa!

Mas, como nós sabemos que não é qualquer maquiagem que fica bem nesse tipo de pele, neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber para escolher a melhor base.

Em seguida, você poderá descobrir quais são as bases mais indicadas para quem tem pele ressecada.

Nós sabemos que uma boa base faz toda a diferença na maquiagem. Por isso, aproveite nossas dicas e escolha a melhor opção para você!

Melhores Bases para Pele Seca de 2022

bases para pele secaMaybelline Fit MeMelhor Base para Pele Seca com Acabamento LuminosoR$ 220,00 na Amazon
base para pele secaRevlon ColorstayMelhor Base para Pele Seca de Longa DuraçãoCompre na Amazon
bases para pele secaClinique MoistureMelhor Base HidratanteCompre na Amazon
Bioart Base Líquida BionutritivaBioart Base Líquida BionutritivaMelhor Base BionutritivaCompre na Amazon
Tracta Base Hidratante Oil FreeTracta Base Hidratante Oil FreeBase Mais BarataCompre na Amazon

Guia de compra: Como escolher a melhor base para pele seca?

Num país em que grande parte das mulheres sofre com a oleosidade no rosto, nem sempre é fácil encontrar bases para pele seca de qualidade e com bom custo-benefício.

Por isso, é comum que as pessoas não saibam como analisar e escolher esse tipo de base, o que pode prejudicar todo o aspecto da maquiagem ao usar um produto desenvolvido para outro tipo de pele.

Mas, afinal, quais são as características mais importantes ao procurar uma boa base para pele seca?

É exatamente para te ajudar a encontrar a base certa para você, com o acabamento e cobertura mais adequados para a sua pele, que preparamos essa seção.

Ao analisar todos os pontos descritos logo abaixo você certamente estará pronta para escolher entre as melhores bases para pele seca do mercado.   

Prefira bases para pele seca com textura líquida

No geral, as melhores bases para pele seca são líquidas ou no máximo cremosas, de preferência com uma textura bem levinha.

Isso porque as texturas mais fluídas contam com uma porcentagem maior de água em sua composição, elemento tão importante para garantir a hidratação adequada da pele.

Além disso, as bases líquidas espalham melhor pela pele seca e também contribuem para a produção de oleosidade natural da pele, evitando o aspecto ressecado ou craquelado.

Por outro lado, as texturas em mousse ou em pó costumam deixar a pele com a aparência ainda mais seca.

Por isso, nossa recomendação é que você passe longe dessas texturas se você costuma ter a pele mais seca, priorizando a escolha de uma base leve e líquida.   

Escolha o acabamento e a cobertura de sua preferência

É muito comum que as pessoas que possuem a pele mais seca sofram com a falta de hidratação e luminosidade no rosto.

Por isso, as bases com acabamento natural ou iluminado costumam oferecer um viço a mais a esse tipo de pele, deixando uma aparência saudável e luminosa.

Já o acabamento matte pode deixar a pele seca demais, além de acabar realçando as linhas de expressão e dar um aspecto craquelado, de pele sem vida.

Por isso, quem possui a pele seca deve ter bastante cuidado com esse tipo de acabamento ou simplesmente não o usar.  

Em termos de cobertura, como toda base você pode escolher entre as coberturas leves, média e alta.

No entanto, como as melhores bases para pele seca costumam apresentar uma textura líquida bem leve, dificilmente elas terão uma cobertura muito alta.  

Então, para corrigir as demais imperfeições que a base não consiga cobrir, o ideal é usar um corretivo hidratante de sua preferência, para evitar o excesso de base no rosto que pode pesar na maquiagem.

Selecione bases para pele seca que tenham ativos hidratantes

Um dos grandes segredos ao selecionar as melhores bases para pele seca é identificar os ingredientes que compõe a fórmula dos produtos.

Isso porque as bases que incluem agentes hidratantes e antioxidantes, como o ácido hialurônico e a vitamina E, por exemplo, ajudam a manter as células do seu rosto vivas.

Dessa forma, a base vai além da maquiagem e ajuda a promover a saúde e a beleza natural da sua pele, mantendo-a hidratada e prevenindo o envelhecimento precoce.

Além disso, sempre que possível escolha bases hidratantes e nutritivas para a pele seca que priorizam o uso de ingredientes naturais em sua fórmula.

Isso vai fazer com que a base deslize melhor pela sua pele e devolva os nutrientes que ela precisa, sem ressecar ou pesar com muitos ingredientes químicos.

Verifique a quantidade do produto

Ao analisar o custo-benefício da base, verifique a quantidade do produto presente na embalagem.

Basicamente, quanto maior a embalagem, melhor. Mas, isso nem sempre é uma regra.

Como algumas embalagens são desenvolvidas à prova de desperdícios, como o modelo pump, por exemplo, elas costumam ser mais econômicas e durar mais tempo.

De qualquer forma, não deixe de analisar quantos gramas ou mililitros cada produto tem ao fazer uma comparação entre preços.

Agora basta selecionar o tom ideal para sua pele

Escolha o tom de base certo para sua pele

De nada adianta escolher a textura e o acabamento perfeito, mas errar no tom da sua base, não é mesmo?

E, mesmo indo numa loja fisicamente, nem sempre é fácil experimentar e identificar o tom perfeito da sua pele.

A luz, o clima e quaisquer produtos que já estejam na sua cútis podem interferir na cor da base. Por isso, nem sempre essa é uma escolha simples e objetiva.

Por outro lado, com as compras pela internet cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, hoje existem diversos guias práticos na internet de como descobrir o tom e o subtom da sua pele.

Depois disso, basta verificar as orientações da marca de sua preferência para saber qual o tom da base ideal para você.

Ranking das Melhores Bases para Pele Seca

Veja agora quais são as melhores bases para pele seca da atualidade, de marcas variadas como Maybelline, Tracta, Revlon, Clinique e Bioart.

1. Maybelline Fit Me

Melhor Base para Pele Seca com Acabamento Luminoso

Base Para Roso Maybelline Fit Me Mate+Poreless - 220 Natural Beige

  • Marca: Maybelline
  • Cobertura: média
  • Acabamento: luminoso
  • Embalagem: 30 ml
  • Cores disponíveis: 24

Desenvolvida especialmente para peles normais a secas, esta base para pele seca da Maybelline hidrata e suaviza a textura da pele.

Sua composição conta com um concentrado de ativos que hidratam as partes mais ásperas da pele, incluindo a poderosa vitamina E.

Com isso, ela deixa um aspecto naturalmente luminoso que cai especialmente bem para este tipo de pele. O produto conta com FPS 18, além de ser não comedogênico e livre de fragrância.

Uma outra vantagem é que a Maybelline oferece em seu site um guia prático e personalizado para que você encontre o tom da base ideal para a sua pele, que você pode acessar aqui.

PrósContras
Com vitamina ENem todas as cores estão disponíveis no Brasil 
Acabamento naturalmente luminoso 
FPS 18 
Não comedogênico 
Sem fragrância 

2. Revlon Colorstay

Melhor Base para Pele Seca de Longa Duração

Revlon Colorstay Normal/Dry Skin Base Facial 24Horas 30ml - True Beige

  • Marca: Revlon
  • Cobertura: média a alta
  • Acabamento: natural
  • Embalagem: 30 ml
  • Cores disponíveis: 8

Já faz tempo que a Revlon é uma grande especialista em maquiagem, desenvolvendo produtos com bom custo-benefício que são utilizados por profissionais da área em todo o mundo.

Entre seus maiores destaques, a base Colorstay é um dos grandes ícones da marca para quem procura alta cobertura.

Essa versão, desenvolvida para peles normais a secas, contam com tecnologias especializadas que garantem uma sensação de conforto por horas.

Sua exclusiva fórmula SoftFlex é a responsável pelo acabamento suave e delicado, enquanto a tecnologia Wont Rub Off garante uma textura perfeita que não mancha, não borra e não transfere.

Sua cobertura é de média a alta, deixando um acabamento natural que hidrata a pele sem ressecar.

Sua embalagem também é um grande diferencial, feita de vidro e com um pump à prova de desperdícios.

PrósContras
Acabamento suave e delicadoNão foram encontrados aspectos negativos
FPS 20 
Ajuda a hidratar a pele 
Longa duração de até 24 horas 
Não mancha, borra ou transfere 
Embalagem com pump que evita desperdícios 

3. Clinique Moisture

Melhor Base Hidratante

Clinique Moisture Surge Sheertint FPS 25 2 Light - Base 57,7g

  • Marca: Clinique
  • Cobertura: leve
  • Acabamento: natural
  • Embalagem: 40 ml
  • Cores disponíveis: 5

A Clinique é uma marca pioneira no desenvolvimento de cosméticos por dermatologistas.

Não à toa, hoje a marca é uma referência no mundo em cuidados com a pele, desenvolvendo produtos de alta qualidade, testados contra alergia e totalmente sem fragrância.

Já o Moisture Surge Sheertint é, na verdade, um protetor solar com cor, mas que pode ser usado tranquilamente como uma base para pele seca leve.

Isso porque além de proporcionar até 12 horas de hidratação, ele conta com FPS 25 e uma corzinha bem natural, que deixa um acabamento fresco e natural na pele que dura o dia todo.  

Sua composição inclui os poderosos ácido hialurônico e água de aloe ativada, que mantêm a pele nutrida e hidratada, em uma fórmula resistente ao suor e à umidade.

Sem dúvidas, é uma ótima opção para quem procura uma base leve realmente hidratante, de alta qualidade e com proteção solar.

PrósContras
Com ácido hialurônico e água de aloe ativadaPreço mais elevado
Fornece até 12 horas de hidrataçãoMuito leve, não cobre todas as imperfeições da pele
FPS 25Poucas cores disponíveis
Acabamento leve e natural 
Resistente ao suor e à umidade 
Sem fragrância 

4. Bioart Base Líquida Bionutritiva

Melhor Base Bionutritiva

Base Liquida Bionutritiva #2 Clara 30g Bioart

  • Marca: Bioart
  • Cobertura: média
  • Acabamento: aveludado
  • Embalagem: 30 g
  • Cores disponíveis: 5

Essa Base Líquida Bionutritiva da Bioart é perfeita para quem prefere utilizar ingredientes naturais na pele.

Parte de uma linha orgânica, vegana, crueltyfree e ecofriendly, ela nutre, hidrata, remineraliza e disfarça poros e linhas de expressão, promovendo uma cobertura natural de pele saudável e com viço.

Sua lista de ingredientes orgânicos, naturais e incrivelmente nutritivos inclui argila, vitamina E, tapioca, óleo de Castanha-do-Pará, extrato de chá verde e manteiga de karité.

Desenvolvida para todos os tipos de pele, essa é uma das bases para pele seca, também com toque seco, que ajuda a controlar a oleosidade.

Assim, sua textura aveludada cria uma cobertura que cobre a pele com tons naturais proporcionando luminosidade e o equilíbrio perfeito que a pele precisa.

Todo esse efeito é completado por um aroma levemente doce e suave de baunilha, totalmente de origem natural.

PrósContras
Base orgânica e veganaPoucas cores disponíveis
Nutre os poros com ingredientes naturais como argila e tapiocaCom toque seco, pode não ser adequado para peles muito secas
Promove um disfarce óptico de poros e linhas superficiais 
Nutritiva, hidratante e remineralizante 
Cobertura natural 
Toque seco que não deixa a pele oleosa e nem ressecada 

5. Tracta Base Hidratante Oil Free

Base Mais Barata

Base Hidratante Oil Free Cor 01 - Tracta

  • Marca: Tracta
  • Cobertura: média
  • Acabamento: natural
  • Embalagem: 40 g
  • Cores disponíveis: 11

Se você está procurando uma das bases para pele seca com hidratante e bom custo-benefício, você acaba de encontrar uma excelente opção.

Desenvolvida com uma combinação de pigmentos tratados e ativos de alta tecnologia de origem vegetal, incluindo macadâmia e filmexel, esse produto da Tracta possui uma textura cremosa que não deixa a pele com sensação pesada e nem ressecada.

Por isso, ela é indicada para todos os tipos de pele, incluindo a seca. Com acabamento uniforme e natural, ela desliza super bem e promove a hidratação na medida certa, deixando a pele lisinha e com aspecto radiante.

Essa base é livre de óleo, de longa duração e está disponível em 11 cores.

PrósContras
Textura cremosa de fácil aplicação e alta espalhabilidadeNão foram encontrados aspectos negativos
Com pigmentos de origem vegetal de alta tecnologia 
Livre de óleo, não resseca e nem deixa uma sensação pesada 
Com ativo antipoluição 
Longa duração 
Preço acessível 

Conclusão

Agora que você já sabe como escolher as melhores bases para pele seca, chegou a hora de fazer sua seleção de acordo com as suas preferências de cobertura e acabamento.

Ao escolher uma boa base nutritiva e hidratante para começar sua maquiagem, você aproveitará uma pele lisinha e uniforme, sem aquele aspecto ressecado ou repuxado tão desconfortável para esse tipo de pele.

E, se você quiser fornecer um acabamento ainda mais profissional à sua base, não deixe de conhecer nossa seleção com os melhores pincéis para base.

Sobre o Autor: Cecília Costa

Deixe um comentário